© 2023 por Elaine Nascimento

DANÇA DE SALÃO

Confira as vantagens de praticar a modalidade:

1. Perder peso e tonificar o corpo

Em algumas modalidades é possível gastar até 700kcal/hora e ter um corpo modelado e definido. As aulas aeróbicas são as mais indicadas, porque elas mantêm os batimentos cardíacos acelerados e estáveis, como o Walk Dance, Hip Hop, Aerojazz, Zumba e Zouk. Outros estilos, como Salsa, Balé e Dança do Ventre também são ótimos para relaxar e perder peso.

2. Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade

Um dos benefícios do exercício é diminuir a tensão e relaxar a musculatura. Além disso, a dança estimula a concentração, acalma e tranquiliza, diminuindo a ansiedade acumulada durante o dia. É um exercício que faz bem para o corpo e para a mente!

3. Melhora a autoestima

Os alunos se sentem mais confiantes com a mudança no corpo e conseguem até mesmo se expressar melhor, pois a dança permite uma liberdade de movimentos desconhecidos até então.

4. Aumenta a capacidade sanguínea e faz bem ao coração

Algumas modalidades de dança aumentam a frequência cardíaca equivalente a uma aula aeróbica, por exemplo. Também estimulam a circulação do sangue e melhoram a capacidade respiratória.

5. Combate a depressão

A dança tem a capacidade de ligar o corpo, a mente e o espírito. Além do benefício físico traz também paz interior e mexe bastante com o emocional e é capaz de colocar sentimentos para fora. Algumas alunas acabam até trocando a terapia pela dança.

6. Pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer idade

Hoje existem diversos tipos de danças que podem se enquadrar em qualquer necessidade. Crianças, adultos e idosos, desde que tenham o acompanhamento e instruções de um profissional capacitado, podem praticar até mesmo mais de uma modalidade.

7. Ajuda a fazer novos amigos e socializar

A prática de um exercício em grupo ajuda na socialização e a pensar em conjunto, além de ser uma ótima forma de fazer novas amizades, sempre bem vindas. E não se preocupe: se quiser fazer dança de salão, você não precisa ter um parceiro.