© 2023 por Elaine Nascimento

GR (GINÁSTICA RÍTMICA)

A ginástica rítmica é um esporte em que as ginastas devem executar uma série que combina elementos corporais e de dança com o uso de um dos cinco aparelhos: arco, bola, corda, fitas e maças. Nos Jogos Olímpicos, a competição é disputada apenas por mulheres, nas categorias individual e em conjuntos.

A prática da ginástica rítmica deve ser iniciada preferencialmente ainda na primeira infância. A partir dos quatro anos, a criança já possui capacidade de raciocínio e motora para acompanhar aulas da modalidade.

 

Entre os principais motivos para os pais incentivarem os filhos a fazer aulas do esporte é o ganho de equilíbrio e flexibilidade. Além disso, os treinos são uma ótima válvula de escape para as crianças mais hiperativas.

 

Por conta do conjunto de música, coreografia e manuseio de acessórios, o esporte também incentiva a capacidade psicomotora das crianças. Raciocínio, agilidade e reflexos são trabalhados durante as aulas.

 

Fazer exercícios físicos moderados desde criança ajuda também no desenvolvimento das capacidades cardíacas e respiratórias. O fortalecimento dos músculos e ossos é outro beneficio.

 

Enquanto isso, nos adultos o esporte proporciona benefícios semelhantes, entre eles o equilíbrio e a flexibilidade. Porém o bônus dos treinos para adultos é a perda de gorduras e o ganho e tonificação da massa muscular.

 

Cada aula de uma hora de duração pode queimar até 400 calorias e trabalha com boa parte dos músculos do corpo. Além disso, o esporte é capaz de aumentar a autoestima e a autoconfiança de seus praticantes.