© 2023 por Elaine Nascimento

LIRA ACROBÁTICA

A atividade circense é uma área diversificada na qual se trabalham não só várias partes do corpo, como também a mente, para a concentração e o equilíbrio. As aulas de lira acrobática têm como objetivo incentivar o aluno a conhecer seu corpo, seus limites e talentos.
Composta por um aro metálico pendurado de uma altura de 4 metros, todas as liras possuem um colchão para segurança e as aulas acompanhadas por um professor. O nome lira se originou no passado, pois sua forma se assemelhava ao instrumento musical, de forma mais quadrada e com adornos. Com o passar dos anos, o aparelho foi se adaptando até ser possível praticar acrobacias aéreas nele.
Segundo a professora de lira e acrobata, os truques possuem muita delicadeza, graciosidade e fazem uso da flexibilidade. A expressão corporal é desenvolvida durante o curso, para que o aluno seja capaz de utilizar toda sua circunferência para movimentar o aparelho para frente, para trás, para os lados, e também para giros ao redor de seu eixo. Existe também a possibilidade de posições estáticas penduradas pelos pés, joelhos, cotovelos, pelo quadril ou até pelo pescoço.
A prática traz diversos benefícios para o corpo, pois além de trabalhar a musculatura das pernas, braços e abdômen, os movimentos buscam cada vez mais uma maior flexibilidade de pernas e costas. O estímulo da concentração também é um dos focos da aula, para que o aluno possa realizar sua coreografia com clareza, tranquilidade e intenção.
As aulas podem ser feitas de crianças a partir de 10 anos a adultos sem limite de idade