© 2023 por Elaine Nascimento

RITMOS

A aula de ritmos virou febre nas academias mais descoladas de todas as grandes cidades. Pode ser considerada, uma alternativa para sair da monotonia dos treinos aeróbicos tradicionais entediantes, que costumam desmotivar alunos fazendo-os desistir de frequentar a academia pelo menos três vezes por semana.

A aula de ritmos utiliza diversos gêneros musicais como; o axé, a salsa, o hip hop, samba, pagode, kuduro, funk e até mesmo o sertanejo.

Com certeza é uma ótima opção para marombeiros de diversas idades. Sejam adolescentes, adultos ou idosos. E não se preocupe! Você não precisa ser uma expert em dança, a ideia é remexer o corpo sem pudor para definir os músculos e perder calorias!

Geralmente as aulas combinam a coreografia de movimentos variados simples, com movimentos mais complexos. O barato é que enquanto você esta se divertindo, a perda de caloria está ativada. Em uma aula de uma hora é possível perder aproximadamente 400 calorias. Os benefícios são inúmeros.

O grande diferencial das aulas de ritmos é que elas conseguem conciliar o exercício aeróbico à diversão. A dança e a música ajudam equilibrar a saúde mental, pois proporcionam relaxamento e socialização. É ótimo principalmente para quem é mais tímido e precisa interagir, ou para quem está em uma fase mais reclusa e quer conviver com mais gente.

As aulas melhoram a função cardiorrespiratória, desenvolvem a coordenação motora, melhoram os movimentos, corrige a postura e fortalecem a musculatura.

Os ganhos em saúde mental envolvem; melhora do humor, estimula a criatividade, combate a depressão e ajuda a melhorar o estresse. Isso porque, a dança, ajuda o organismo a liberar a serotonina e adrenalina, neurotransmissores que potencializam o benefício do exercício.